A presença conjunta da chanceler alemã Angela Merkel e do presidente francês François Hollande, no Parlamento Europeu (PE) vai marcar a sessão plenária desta quarta-feira, em que irá participar também o rei de Espanha.

Quando passam 25 anos sobre a reunificação alemã, os dois líderes da Europa deslocam-se ao plenário do PE em Estrasburgo, França, para discutir a atual situação comunitária, incluindo o escândalo da empresa Volkswagen, a crise dos refugiados e as políticas económicas.

Cerca de três horas antes, o rei Felipe VI de Espanha marcará presença, naquele que será o seu primeiro discurso no Parlamento Europeu. O seu pai, o rei Juan Carlos, visitou por duas vezes os eurodeputados, em 1986 e 1998.

Prevista está também a presença da Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Federica Mogherini, para debater a guerra civil na Síria e a situação da Turquia, estando também agendada a votação de uma resolução sobre a pena de morte. O 13.º dia mundial contra a Pena de Morte assinala-se a 10 de outubro.

As regras atualizadas sobre os serviços de pagamento, acordadas informalmente pelos eurodeputados e ministros em maio, também fazem parte da agenda, assim como o plano de ação para o mercado único de capitais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR