O furacão Joaquim, que afetou nos últimos dias as Bahamas e a costa leste doss Estados Unidos está a perder força. Segundo o Centro Nacional de Furacões americano, deixará de ser classificado como furacão, evoluindo para o estado de uma depressão extratropical, explica ao Observador a meteorologista Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Sobre a possibilidade dos restos do furacão poderem afetar as condições do tempo em Portugal no fim de semana, Patrícia Gomes esclarece que “tudo aponta para que a depressão se posicione a noroeste da Península Ibérica e que apesar de esse ser um dos cenários possíveis, ainda há muitas incertezas”. A meteorologista refere ainda que a outra possibilidade era a de que a depressão se pudesse dirigir para o Sul do Reino Unido.

Patrícia Gomes acrescenta que o facto de Portugal poder vir a ser afetado por uma depressão não é uma situação inédita, explicando que quando a depressão extratropical se aproximar a noroeste da Península Ibérica ele não trará as características de um furacão.

A meteorologista relembra que o furacão está muito longe da Europa e acrescenta que a depressão poderá seguir outra trajetória, não sendo por isso possível confirmar ventos ou chuvas fortes no território português para o fim de semana.

A previsão do IPMA, apesar disso, aponta para a possibilidade de ocorrência de chuva a partir da tarde de sábado, que se prolongará para domingo em que se espera chuva por todo o território.

Este foi o o terceiro furacão da temporada no Atlântico — que dura entre junho e novembro — e o mais forte, pela força dos seus ventos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR