Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Jaxon Taylor, com 16 meses de idade, estava no carro com a mãe e a irmã de 9 anos quando colidiram com outro veículo. O acidente aconteceu no estado australiano de Nova Gales do Sul e o impacto foi de tal maneira que cortou as vértebras superiores da criança, deixando a sua cabeça literalmente separada da coluna.

Agora, depois de uma operação que durou seis horas, na cidade de Brisbane, os médicos voltaram a ligar as duas partes do corpo. Como conta a revista Time, tratou-se de um procedimento raro, em que os médicos utilizaram uma parte das  costelas do bebé para juntar as vértebras anteriormente separadas.

Em declarações ao canal 7 News Melbourne, e citada pela mesma revista, a mãe de Jaxon, Rylea Taylor, contou o seu desespero: “Assim que o tirei do carro, percebi que o seu pescoço estava partido.” e refere agora que a recuperação é “um milagre.”

A criança está agora a realizar fisioterapia e em recuperação. Jaxon Taylor já dá os primeiros passos e consegue, inclusive, chutar uma bola. Esses momentos foram filmados durante a reportagem publicada no Youtube:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR