Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

“É oficial – Jurgen Klopp é o novo treinador do Liverpool Football Club”. O anúncio, feito esta noite pelo clube londrino nas redes sociais, confirma a escolha do alemão como o sucessor de Brendan Rodgers, demitido pelo Liverpool no passado domingo.

A duração do novo contrato celebrizado entre os londrinos e o ex-treinador do Borussia Dortmund não foi revelada pelo clube. Contudo, a imprensa tem veiculado que o contrato de Klopp, que será oficialmente apresentado pelos reds na manhã de sexta-feira, terá uma duração de três anos.

Jurgen Klopp leva já, aos 48 anos, uma longa carreira  como treinador, que se iniciou em 2001 no Mainz. Klopp viria a permanecer no clube durante sete temporadas, tendo saído em 2008 para o Borussia Dortmund, que orientou até ao final da época transata.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No Borussia Dortmund, Jurgen Klopp venceu por duas vezes o campeonato alemão, nas épocas 2010-2011 e 2011-2012. O segundo título foi conquistado perante o Bayern de Jupp Heynckes, que chegou nesse ano à final da Liga dos Campeões, onde foi derrotado nos penalties pelo Chelsea.

Em junho, após sair do Borussia Dortmund, Klopp afirmava ter a intenção de “parar por uns tempos”. Agora, quatro meses depois, assume o comando do Liverpool, onde encontrará jogadores como Martin Skrtel, Philippe Coutinho e Daniel Sturridge.

O Liverpool encontra-se no 10º lugar do campeonato inglês, a seis pontos do líder Manchester City. O clube disputa ainda a fase de grupos da Liga Europa, onde soma para já dois empates perante os franceses do Bordéus e os suiços do Sion.