agenda-outono-norte

Na ponta da língua de Salvador Martinha há piadas, muitas piadas. Algumas delas vão ouvir-se este sábado, às 22h00, na sala principal do CAE São Mamede, em Guimarães. Seja sobre tecnologias, tendências e relação homem-mulher, assunto não vai faltar. E risos, de preferência, também não. Bilhetes entre os 10 e os 15 euros.

Também no sábado em Guimarães, mas no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura, acontece o “Mucho Flow“, que se apresenta como “o evento-síntese do futuro próximo”. Traduzindo, o festival vai juntar 12 bandas com uma condição: têm de tocar material novo, seja inédito ou editado ainda durante este ano. Em destaque estão os irlandeses Girl Band, quarteto de punk rock que acaba de editar o disco de estreia, Holding Hands with Jamie, e que está pronto a ser descoberto pelo mundo. Atenção também ao projeto Circuit des Yeux, de Chicago, e que traz In Plain Speech para apresentar. A entrada neste novo mundo custa 15 euros.

Há quem chame a Nicole Moudaber a “rainha do techno”. Não sabemos se é verdade, mas vale a pena ir espreitar a libanesa ao Pacha Ofir, em Esposende, onde vai estar de volta dos discos a noite toda de sábado. O bilhete para ver esta rainha custa seis euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As marionetas regressam esta sexta-feira aos vários espaços culturais do Porto, com o 26.º FIMP – Festival Internacional de Marionetas do Porto. Com um enfoque “muito particular sobre a criação contemporânea”, a organização propõe este ano “repensar o teatro da matéria, a performance das coisas, os objetos na sua relação com os corpos em cena”, em vários espetáulos, quatro deles em estreia absoluta. Para a abertura foi escolhido “Mystery Magnet”, uma estreia nacional da belga Miet Warlop, paa ver na sexta e no sábado, às 21h30, no Rivoli.

Há monstros no Palácio da Bolsa. Mas não consta que andem a estragar este bonito monumento portuense. O Museu de História Natural de Londres inaugurou ali a exposição “Mitos & Monstros“, que promete olhar para cada criatura a partir de uma perspetiva mitológica, histórica e científica. Ou seja, vamos poder compreender melhor o Abominável Homem das Neves, o temível Ciclope e até perceber o mito à volta do Mostro de Loch Ness. Os bilhetes custam seis euros para adultos, três as crianças dos quatro aos 16 anos e 12 euros para famílias de quatro elementos.

agenda-outono-centro

A Orquestra Jazz de Matosinhos desce até São João da Madeira para “Uma Viagem pelos tempos do Jazz”. O concerto acontece na Casa da Criatividade, sábado, às 21h30, e recria o nascimento e afirmação das big bands de jazz entre 1925 a 1945: do “jazz sinfónico” e a afirmação do génio de Duke Ellington ao jazz dançante de Count Basie, passando pela consagração do swing, com várias personalidades que resistiram ao tempo, como Benny Goodman. O acesso a esta viagem custa entre 5 e 15 euros.

Foi preciso ver o novo filme de Woody Allen, “Homem Irracional”, para perceber que a filosofia pode ser “sexy”, escreveu o nosso crítico Eurico de Barros, quando o filme estreou, em Portugal. No domingo, às 21h45, Joaquin Phoenix e Emma Stone mostram-se (no ecrã, vá) na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, pela mão do Cineclube local.

Depois da estreia em Lisboa e da segunda edição em Guimarães, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, recebe a terceira Feira do Património, entre sexta-feira e domingo. Para quem vai feirar só por lazer, não faltam propostas, entre espetáculos de video mapping (com sessões diárias às 19h30 e às 22h30), percursos, cinema e muito mais. O programa de atividades pode ser visto com detalhe aqui.

agenda-outono-sul

Para celebrar a chegada do sexto número da revista cultural Gerador, a plataforma que a edita está a organizar 50 eventos em 25 espaços do Príncipe Real, tais como a Embaixada, o Palácio Cor-de-Rosa e a Fundação Casa de Macau. Entre as 15h00 e as 00h00, o Trampolim Gerador vai oferecer, por exemplo, um espetáculo lírico no Reservatório da Patriarcal, sob o jardim do Príncipe Real. A Embaixada dos Emirados Árabes Unidos abre as portas a um ciclo de cinema árabe, com seis curtas-metragens e com direito a perguntas e respostas no fim. Mas há muito mais, entre intervenções artísticas, teatro, dança e atividades para crianças. O programa completo está aqui.

A Companhia Nacional de Bailado abre esta quinta-feira a temporada 2015/16, no Teatro Camões, em Lisboa, com o bailado “Pedro e Inês“. A coreografia que Olga Roriz estreou em 2003 inspira-se no célebre amor trágico do rei D. Pedro I e de Inês de Castro. Para ver às quintas, sextas e sábados às 21h00 e aos domingos às 16h00, até 24 de outubro. Bilhetes entre os cinco e os 25 euros.

Nos sábado e no domingo, Lisboa é uma casa aberta, graças ao regresso do Open House. Obras de valor arquitetónico e cultural, muitas delas habituamente fechadas ao público, recebem visitas guiadas gratuitas (sob marcação), num total de 70 espaços, entre palácios, museus e casas privadas. Entre eles está a Ponte 25 de Abril, a sede da Garage Films e até o Supremo Tribunal de Justiça.

Et voilà, a Festa do Cinema Francês está de volta a Lisboa, com 15 filmes que são primeiras obras e 41 antestreias, sete delas mundiais. Sexta-feira às 21h30, o Cinema São Jorge exibe em estreia mundial “Lolo”, comédia de Julie Delpy (que conhecemos mais como protagonista da trilogia romântica Antes do Amanhecer / Anoitecer / Meia-Noite). Pais e filhos, ou simplsmente fãs do cinema de animação, devem reservar a manhã de domingo para ver, no Cinema São Jorge, “Mune, le gardien de la lune”, de Benoît e Alexandre Philippon.

lolo julie delpy

“Lolo” estreia sexta-feira, às 21h30, no Cinema São Jorge. ©D.R.

O Jardim do Torel quer provar que os eventos ao ar livre não terminam com o verão e recebe o primeiro Urban Fest. Haverá comida e bebida com fartura, um mercado e, claro, DJs a pôr música aos presentes. Pode espreitar o evento na sexta-feira entre as 18h00 e as 23h30, no sábado das 12h00 às 23h30 e no domingo das 12h00 às 22h30.

“Come crash into me”, canta a Dave Matthews Band a quem a for ver no domingo à noite, ao MEO Arena, em Lisboa. Uma das bandas com maior sucesso nos Estados Unidos começa a digressão europeia na capital portuguesa e o concerto vai dividir-se em dois alinhamentos diferentes, entre acústico e elétrico, num formato já testado na digressão americana do ano passado, e aprovado. A revista Rolling Stone, por exemplo, nomeou a digressão como uma das mais fortes do verão, salientando que o novo formato “resultou em muito boas surpresas”. Bilhetes entre os 36 e os 55 euros.

Do outro lado da margem, o Out.Fest – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro vai mostrar, de quinta a domingo, projetos musicais que merecem mais atenção. Entre os convidados da 12.ª edição está o produtor e músico eletrónico finlandês Sasu Ripatti, que se apresenta enquanto Vladislav Delay (sexta-feira, 21h30, Museu Industrial Baía do Tejo). No sábado, também às 21h30, na Associação Desenvolvimento Artes Ofícios, ouvem-se os Golden Teacher, escoceses praticamente impossíveis de colar a um estilo. Mesmo que não conheça nenhum dos nomes em cartaz, experimente à confiança. Pode consultar o cartaz completo e os preços de cada concerto na página oficial.

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano chegou pela primeira vez a Beja e ali fica, até domingo. Na véspera da despedida, às 21h30, quem passar pelo Pax Julia – Teatro Municipal vai poder ver, por exemplo, “Viva a Liberdade”, filme de Roberto Andò, um dos sucessos recentes do cinema italiano, sobre o mundo da política italiana. E porque Itália é famosa pela sua gastronomia, na sexta-feira às 18h00, ha uma aula descontraída de italiano onde serão ensinados termos comuns utilizados na cozinha e em restaurantes para que todos estejam aptos a aprender as noções básicas da língua. A inscrição é obrigatória e está limitada aos lugares disponíveis. A seguir, pelas 19h45 tem lugar o Cine-jantar da Festa. Um clássico do cinema italiano, “Totò Rico e Pobre” (Miseria e nobiltà), de Mario Mattoli, com Totò e Sophia Loren, vai ser a sobremesa ideal.

No Algarve, mais propriamente em Tavira, a noite de sexta-feira vai ser passada a olhar para o céu. É que, para comemorar a Semana Mundial do Espaço, o Centro Ciência Viva organiza a observação astronómica noturna “O Céu de Tavira“, entre as 20h30 e as 22h00, junto ao Forte do Rato.