Rádio Observador

Transgénero

Vídeo: transformação transgénero em 30 segundos

199

Um adolescente, Jamie Raines, tirou selfies todos os dias, durante 3 anos, para assinalar a sua transformação transgénero. Foram, no total, 1400 selfies. Este é o timelapse da sua evolução.

Jamie Raines, no início e no final da sua transformação.

Twitter

Jamie Raines é o nome do protagonista desta história. Nasceu como rapariga, mas nunca se sentiu bem com o seu corpo. Iniciou o tratamento para a transição de género aos 18 anos e decidiu tirar todos os dias uma selfie, durante três anos, para assinalar este seu processo de mudança, conta o The Huffington Post. No total foram 1.400 fotografias.

Em entrevista ao BuzzFeed, Jamie explicou a necessidade de iniciar a transição. “Eu não gostava de olhar para mim. Curtei o meu cabelo muito curto o que fez a diferença, mas era estranho. Eu não gostava de olhar para o espelho, mas assim que comecei a tomar a testosterona comecei a notar mudanças e a sentir-me melhor. Agora é o oposto, estou muito feliz com aquilo que vejo no espelho e daquilo que sou”.

transformação

Sobre a necessidade de tirar selfies, Jamie conta que o fez para perceber como a testosterona iria mudar o seu rosto. “Queria que algo documentasse a minha transição. Nos primeiros seis meses não vi muitas mudanças, mas chegou uma altura que era cada vez mais compensador. Agora sinto que o faço há tanto tempo que quero continuar por mais cinco anos. Sinto-me muito feliz por tê-lo feito”.

O objetivo de Jamie era conseguir perceber as mudanças e as pequenas diferenças que se iam verificando. As mudanças no rosto registadas no timelapse que Jamie decidiu divulgar, evidenciam a passagem de um rosto feminino para um rosto visivelmente masculino. Jamie conseguiu completar a sua transformação aos 21 anos, depois de três anos a tomar testosterona.

Deixamos-lhe aqui o vídeo  da transformação:

Jamie deixou ainda um conselho para outras pessoas que comecem a tomar testosterona. “A paciência é a tua melhor amiga na transição, sendo ótimo estar rodeado dos amigos e família que te apoiam. Façam questões a quem já passou por isso. Vão sentir que as mudanças demoraram anos, mas assim que iniciarem o processo vai ser mais rápido.”

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Racismo

A Instrumentalização Política do Preconceito (2)

Vicente Ferreira da Silva e Miguel Granja
132

A ideia de que certos indivíduos membros da espécie humana pelo facto de partilharem alguns atributos arbitrários se esgotam em predicados grupais é objectivamente racista e sexista.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)