Jamie Raines é o nome do protagonista desta história. Nasceu como rapariga, mas nunca se sentiu bem com o seu corpo. Iniciou o tratamento para a transição de género aos 18 anos e decidiu tirar todos os dias uma selfie, durante três anos, para assinalar este seu processo de mudança, conta o The Huffington Post. No total foram 1.400 fotografias.

Em entrevista ao BuzzFeed, Jamie explicou a necessidade de iniciar a transição. “Eu não gostava de olhar para mim. Curtei o meu cabelo muito curto o que fez a diferença, mas era estranho. Eu não gostava de olhar para o espelho, mas assim que comecei a tomar a testosterona comecei a notar mudanças e a sentir-me melhor. Agora é o oposto, estou muito feliz com aquilo que vejo no espelho e daquilo que sou”.

transformação

Sobre a necessidade de tirar selfies, Jamie conta que o fez para perceber como a testosterona iria mudar o seu rosto. “Queria que algo documentasse a minha transição. Nos primeiros seis meses não vi muitas mudanças, mas chegou uma altura que era cada vez mais compensador. Agora sinto que o faço há tanto tempo que quero continuar por mais cinco anos. Sinto-me muito feliz por tê-lo feito”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O objetivo de Jamie era conseguir perceber as mudanças e as pequenas diferenças que se iam verificando. As mudanças no rosto registadas no timelapse que Jamie decidiu divulgar, evidenciam a passagem de um rosto feminino para um rosto visivelmente masculino. Jamie conseguiu completar a sua transformação aos 21 anos, depois de três anos a tomar testosterona.

Deixamos-lhe aqui o vídeo  da transformação:

https://www.youtube.com/watch?v=LSdxqoGTlYk

Jamie deixou ainda um conselho para outras pessoas que comecem a tomar testosterona. “A paciência é a tua melhor amiga na transição, sendo ótimo estar rodeado dos amigos e família que te apoiam. Façam questões a quem já passou por isso. Vão sentir que as mudanças demoraram anos, mas assim que iniciarem o processo vai ser mais rápido.”