Oito militares do Curso de Comandos estão hospitalizados há uma semana com lesões causadas por uma das provas físicas, realizada na região de Alcochete, afirmou hoje à agência Lusa fonte do Exército.

De acordo com o tenente-coronel Góis Pires, oito militares do 125º Curso de Comandos estão internados desde o dia 02 no Hospital das Forças Armadas, dois deles nos cuidados intensivos, depois de terem participado, a 29 de setembro, num dos exercício de formação do curso.

O jornal Correio da Manhã noticia hoje o caso, afirmando que a Polícia Judiciária Militar está a investigar “abusos nos Comandos”.

Em comunicado enviado à agência Lusa, Góis Pires explicou que está “a decorrer, pelo Exército, um processo de averiguações para o apuramento das circunstâncias e dos factos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A mesma fonte adiantou que nove formandos precisaram de assistência médica depois de terem participado numa prova física de marcha e corrida, dos quais oito continuam hospitalizados.

Dois dos militares que estão nos Cuidados Intensivos, tendo um deles diagnóstico de rabdomiólise (lesão muscular) que afetou as funções renais e o outro pneumotórax, com “evolução expetável para estes quadros clínicos”.

“Os restantes seis formandos recuperam de lesões traumáticas ligeiras” e deverá integrar em breve a instrução, referiu.

O Curso de Comandos, que dura 12 semanas, começou a 28 de setembro e conta com 70 formandos.