Em dez anos, a taxa de utilização das redes sociais entre os americanos adultos quase se multiplicou por dez.  Em 2015, 65% dos americanos são utilizadores regulares de redes como o Facebook, Twitter, Pinterest ou LinkedIn. Em 2005, eram apenas sete por cento. Os dados constam de um relatório realizado pelo Pew Research Center que analisa a utilização de redes sociais na última década.

A faixa etária entre os 18 a 29 anos continua a ser a que mais utiliza as redes sociais, um facto que não se alterou nos últimos dez anos. A diferença está nos números: atualmente 90% dos jovens adultos são utilizadores de redes sociais nos EUA, contra 12% que o faziam em 2005.  Entre os adultos dos 30 aos 49 anos, 77% usam as redes sociais. Em 2005, apenas 8% o faziam.  A taxa de utilização é 69 pontos superior.

Outro grupo etário que aumentou significativamente a presença nas redes sociais é o dos adultos com 65 ou mais anos: atualmente são 35%, quando há dez anos eram apenas 2%. A diferença entre géneros é reduzida, com homens e mulheres a apresentarem valores de adesão às redes sociais semelhantes  (68% das mulheres e 62% dos homens).

Em termos de nível de escolaridade e nível de rendimento, as taxas de penetração das redes sociais são equivalentes:  76% de pessoas com estudos superiores são utilizadores assíduos, contra 54% dos americanos com o ensino secundário ou menos. O estudo não encontrou diferenças significativas entre grupos étnicos: brancos, afro-americanos e hispânicos têm adoptado as redes sociais ao mesmo ritmo.

Texto editado por João Cândido da Silva

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