O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, foi reeleito para um quinto mandato, com 83,49% dos votos, nas eleições que decorreram no domingo, revelou hoje a chefe da comissão eleitoral.

Os resultados do escrutínio, que foram divulgados por Lidiya Yermoshina durante uma conferência de imprensa transmitida pela televisão e publicados no portal oficial da comissão eleitoral, são, contudo, formalmente preliminares, devendo ser posteriormente confirmados.

Trata-se do melhor resultado alcançado por Lukashenko, de 61 anos, e no poder desde 1994.

Segundo a comissão eleitoral, a taxa de participação foi de 86,75%.

Regularmente acusado de atentados aos direitos humanos, de reprimir a oposição e de amordaçar a imprensa, Lukachenko, multiplicou nos últimos meses os gestos de “boa vontade” e, no verão, libertou os últimos presos políticos bielorussos.

Fontes oficiais da União Europeia deram conta da possibilidade de serem levantadas as sanções contra Lukashenko, impostas desde 2011, desde que a eleição fosse considerada aceitável e não fosse marcada por duras repressões.

Lukashenko venceu as anteriores presidenciais, em 2010, com 79,6% dos votos, um resultado contestado que conduziu a massivos protestos nas ruas. Em 2006, ganhou com 83%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR