Carro de papel ou “carro origami”. Esta é a nova criação da fabricante de carros japonesa Lexus, que construiu um protótipo a três dimensões do modelo IS da Lexus, conta a CNN.

Foram necessárias 1700 peças de cartão, totalmente recicláveis, e três meses de trabalho para dar forma ao Origami Car. O protótipo foi construído em Londres por uma equipa de designers e modeladores profissionais da LaserCut Works e Scales & Models, especialistas em origami.

carro2

O carro é de papel mas é possível conduzi-lo. O motor é elétrico e a estrutura externa foi feita de aço e alumínio. Os profissionais utilizaram um modelo 3D digital, que foi dividido em várias peças: corpo, painel de instrumentos, assentos e rodas. Cada peça, para cada parte do carro, foi cortada com um laser e tem 0,4 mm de espessura. A todas as peças foram atribuídas referências para garantir que o carro seria montado na sequência correta, já que o processo de montagem foi todo feito à mão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Uma vez que era possível ver as peças físicas a ganhar forma, foi possível identificar onde é que era necessário fazer melhorias. Como em qualquer outra coisa, alguns elementos foram acertados através de tentativa e erro, mas como tinhamos todos os recursos necessários foi fácil produzir as mudanças”, explicou um dos designers da Scales&Models, Marcos Ruben.

O vídeo do o processo de montagem:

Se clicar na fotogaleria poderá ver os pormenores do protótipo do carro em cartão da Lexus.