As autoridades húngaras intercetaram 23.001 refugiados que entraram no país de forma ilegal entre sexta-feira e domingo, elevando o número total de entradas nesse ano a 357.000, informou hoje a polícia húngara.

No domingo, o número de refugiados a entrar no país foi de 7.879, tendo entrado na sua maioria através da fronteira com a Croácia, mas o maior fluxo registado até ao momento foi a 23 de setembro, quando as autoridades intercetaram 10.046 pessoas.

A grande maioria desses migrantes, que estão a fugir dos conflitos no Médio Oriente, não permanecem na Hungria, continuando a viagem até aos países europeus mais ricos, principalmente a Alemanha, aonde esperam obter asilo.

A Hungria encerrou a sua fronteira com a Sérvia no dia 15 de setembro, desviando assim a rota dos refugiados para a Croácia, país que por sua vez transporta essas pessoas até à fronteira com a Hungria, que facilita o transporte até à Áustria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, Budapeste espera também fechar a sua fronteira com a Croácia nas próximas semanas, a fim de acabar com a movimentação de migrantes, por isso, é esperado um novo desvio na rota dos refugiados, que passaria pela Eslovénia.

O ministro dos Negócios Estrangeiros húngaro, Péter Szijjártó, anunciou na semana passada que o grupo de Visegrado (formado por Hungria, Polónia, República Checa e Eslováquia) cooperará com Budapeste na defesa das suas fronteiras, enviando soldados e polícias ao país.

Szijjártó declarou ainda que os detalhes desse acordo serão concretizados na próxima reunião do Conselho Europeu, agendada para quinta e sexta-feira, em Bruxelas.