O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) terá mais polícias a efetuar o patrulhamento da zona para prevenir situações de violência contra alunos como a verificada na passada sexta-feira, divulgou hoje a associação de estudantes.

“A PSP comprometeu-se a aumentar o patrulhamento já existente no ISEP”, afirmou à Lusa o presidente da associação de estudantes do ISEP (aeISEP) no final de uma reunião com a PSP.

O encontro entre a associação de estudantes e a PSP foi marcado depois de sexta-feira três estudantes e um funcionário terem sido agredidos no interior do ISEP.

Segundo José Diogo Pimentel, haverá “patrulhamento a pé” junto aos limites do instituto, e concretamente na Rua de São Tomé, “para mostrar alguma presença” como “fator de prevenção e dissuasão”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em comunicado, a associação de estudantes informa ainda que “comprometeu-se também a PSP a realizar patrulhamento no ISEP como forma de prevenir atos de criminalidade no seu interior”.

“A aeISEP vai, de igual forma, em colaboração com o ISEP, divulgar alguns conselhos e medidas que devem ser tomadas pelos estudantes em situações de emergência, dados pela polícia, assim como o contacto telefónico direto da vigilância do ISEP e da esquadra da PSP mais próxima, com o objetivo de tornar mais rápida a resposta dada a possíveis situações de emergência”, acrescenta o documento.

O ISEP passará também a contar com “um sistema de controlo de cartão” nos portões de acesso pedonal, para um “aumento do controlo nos acessos”.

Diogo Pimentel garantiu que a agressão registada na sexta-feira foi “uma situação isolada” e que este “tem sido um início de ano letivo calmo e tranquilo”.

A PSP confirmou hoje à Lusa ter-se deslocado na passada sexta-feira ao ISEP “na sequência de informações dando conta da prática de agressões, no interior da unidade de ensino”.

Refere ainda, em resposta à Lusa, que “os fatos foram participados e remetidos às Autoridades Judiciárias competentes, estando em curso a investigação”.

Sobre aquela zona da cidade do Porto, Asprela, a PSP indica ter há vários anos “uma atenção especial no que se refere à segurança”, tendo em conta que ali se concentram “várias instituições de ensino superior e unidades hospitalares, servidas por importantes interfaces de transportes públicos, onde se movimentam milhares de pessoas todos os dias

Para o efeito, a PSP criou em 2002 um modelo com várias equipas cuja ação policial se encontra dedicada a esta área, estabeleceu em 2013 uma parceria formal através de protocolo de segurança firmado com a Federação Académica do Porto (FAP) e dirigido à segurança dos estudantes.

Paralelamente tem ali realizado operações de prevenção criminal, com diversos objetivos, desde a fiscalização de trânsito, o tráfico e consumo de estupefacientes e ações de fiscalização junto dos interfaces de transportes públicos em articulação com os respetivos operadores.