A taxa de inflação em setembro, medida pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC), registou uma variação de 0,9% face ao mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A variação homóloga dos preços em setembro foi superior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à registada em agosto.

Desde março que a variação homóloga dos preços em Portugal voltou a registar subidas, depois de um longo período em que os preços, em termos homólogos, registavam variações nulas ou negativas, em linha com os dados da inflação a nível europeu.

Segundo os dados do INE divulgados hoje, a variação mensal do IPC em setembro foi 0,8%, quando no mês precedente tinha sido de -0,3% e de 0,6% em setembro de 2014.

Já a variação média dos últimos doze meses situou-se em 0,3%, quando em agosto tinha sido de 0,2%.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, que permite comparar a evolução dos preços a nível europeu, registou uma subida de 0,9%, taxa superior em 0,2 p.p. à verificada no mês anterior e superior em 1,0 p.p. ao estimado pelo Eurostat para a área do euro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o INE, o indicador de inflação subjacente, correspondente ao índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, registou uma subida homóloga de 1,1% (0,7% no mês anterior).

Por classes de despesa é de destacar o aumento da taxa de variação homóloga do vestuário e calçado, que passou de -2,6% em agosto para -0,2% em setembro.

A classe com maior contributo negativo para a taxa de variação mensal do índice total foi a dos transportes, com uma queda mensal de 3,3% (-0,8% no mês anterior e -4,0% em setembro de 2014).

Quanto à taxa de variação mensal do IHPC situou-se em 0,7%, menos 0,1% no mês anterior e mais 0,5% em setembro de 2014.

A taxa de variação média dos últimos doze meses foi 0,4%, sendo de 0,3% em agosto.