A dívida global dos municípios caiu 488,5 milhões de euros em 2014 em relação ao ano anterior, representando o menor valor dos últimos oito anos, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, hoje apresentado em Lisboa.

A redução da dívida dos 308 municípios, sem contar com as empresas municipais, “deve-se essencialmente à dívida de curto prazo”, enquanto os valores de médio e longo prazo se mantiveram, salientou João Carvalho, que coordenou o anuário dos municípios.

A dívida dos municípios, em 2014, totalizou 6.234 milhões de euros, com uma redução de 488,5 milhões de euros, traduzindo-se na “menor dívida dos últimos oito anos”, relacionada principalmente com fornecedores, explicou o presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2014 é publicado com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e a colaboração do Tribunal de Contas.

O documento foi hoje apresentado na conferência “A política, os políticos e a gestão dos dinheiros públicos”, promovida OCC (ex-OTOC-Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas) e pela rádio TSF, na Universidade Católica de Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR