Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog termina aqui. Obrigada por ter acompanhado aqui o lançamento da candidatura de Maria de Belém. Continuaremos a acompanhar esta e todas as candidaturas à presidência da República.

  • Maria de Belém apostou numa imagem internacional

    Um tweet mostra as semelhanças entre o logótipo escolhido por Maria de Belém e pela sua equipa de comunicação com as campanhas norte-americanas, nomeadamente Barack Obama e Donald Trump.

  • A esta sessão de lançamento assistiram dezenas de deputados socialistas (das antigas e da nova legislatura). Marcaram presença Eurico Brilhante Dias, Miguel Laranjeiro, Carlos Zorrinho, Rui Paulo Figueiredo, ou seja, uma grande fatia de deputados ligados a António José Seguro.

  • Maria de Belém já terminou de falar e cumprimenta agora toda a gente que veio assistir ao evento. A socialista já está a recolher assinaturas.

  • A apoiar Maria de Belém Roseira, estiveram no CCB também os socialistas Vitalino Canas, Marcos Perestrelo e Fernando Serrasqueiro bem como Nuno Severiano Teixeira, o general Garcia Leandro ou o padre Vítor Melicias.

  • Manuel Alegre declara, no fim do discurso, que Maria de Belém Roseira será “o melhor Presidente para Portugal” e “com certeza vai ser uma grande surpresa”.

  • A Presidente que Maria de Belém quer ser

    Maria de Belém diz que uma Presidente tem de ter “valores humanistas”, “uma visão equilibrada dos seus deveres”, que saiba ser “moderado” e ter “maturidade democrática”, com “autoridade desinteressada”. “Os cidadãos esperam maturidade e visão políticas e não um programa político”, disse a socialista. Maria de Belém citou ainda o Papa Francisco, afirmando que “o sistema económico dominante” descentrou a atenção da pessoa e sublinhou que é “tempo de de inverter a inversão de valores”.

  • Candidata independente e que fará cumprir Constituição

    Maria de Belém disse que manterá “total independência” dos agentes políticos e que a principal missão do Presidente é “cumprir e fazer cumprir a Constituição”. “O mandato do Presidente da República é a Constituição”, afirmou a candidata, acrescentando que o seu juramento, caso chegue a Belém, não será vazio já que é “uma pessoa de honra”. “Foi uma decisão profundamente amadurecida e assumida com autonomia. Esta autonomia é o teste essencial para a isenção de uma candidatura presidencial”, disse a antiga presidente do PS.

  • Há quase tanta gente na segunda sala do CCB como na sala onde decorre o discurso. Vários notáveis do PS como José Magalhães ou José Junqueiro, ouvem Maria de Belém com atenção.

  • Uma presidência pelas pessoas e para as pessoas

    No centro da sua ação política, Maria de Belém coloca “as pessoas sempre as pessoas” e a “dedicação à respublica”. “O meu compromisso é o de realizar uma presidência das pessoas”, afirmou. Maria de Belém disse que a sua decisão é “amadurecida” e afirma que olha para o país e vê como as pessoas estão descrentes devido ao “avanço impiedoso” das desigualdades em Portugal. “Vejo como a pobreza alastrou, como os direitos humanos, sociais e culturais foram reduzidos e como as camadas mais jovens são obrigadas a emigrar. Vejo no meio de momentos triste, famílias que são exemplos de dignidade e cuja vida inspira em nós o sentido de esperança”, afirmou.

  • Maria de Belém lembra que nasceu no Porto, estudou em Coimbra e que trabalha em Lisboa. É auditora de Defesa Nacional e tem trabalho na área das misericórdias. “Não nasci ontem para a política”, disse. “Olho para o meu país e vejo que uma parte da população está descrente com o avolumar das desigualdades”.

  • Maria de Belém candidata-se para "disputar a vitória"

    Maria de Belém disse que se candidata por um “imperativo patriótico” porque acredita no país. “Candidato-me porque portugal precisa de um Presidente independente e que saiba dar voz às pessoas mais frágeis da sociedade”, afirmou a socialista. “Numa república democrática não há coroação nem nomeação para a presidência”, considerou Maria de Belém.

  • Boa tarde. Estamos a acompanhar em direto a apresentação da candidatura presidencial de Maria de Belém Roseira.

  • Maria de Belém é recebida de pé na sala que está completamente cheia. Almeida santos, Jorge Coelho e Manuel Alegre estão na primeira fila em apoio à socialista.

1 de 1