A Anheuser-Busch Inbev chegou a acordo para comprar a sua maior rival, a SABMiller. A operação avaliada em quase 100 mil milhões de euros irá levar à criação de uma cervejeira que será, de longe, a maior do mundo. A nova empresa será dona de nove das 20 marcas que mais vendem no mundo e produzirá uma em cada três cervejas consumidas a nível global.

A operação ainda carece da aprovação por parte dos reguladores e das autoridades que protegem a concorrência, mas se for concretizado este negócio salta para o top das maiores fusões e aquisições de sempre na Europa. Neste caso, à quinta foi de vez – a AB Inbev já tinha feito pelo menos quatro abordagens para comprar a SABMiller, uma cervejeira cujas ações dispararam mais de 500% desde que foram cotadas na bolsa de Londres.

O site da AB Inbev contém uma imagem que elenca as várias marcas detidas pela empresa compradora. Entre elas estão a Budweiser, a Stella Artois, Beck’s e a Brahma.

hero_img

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já no portefólio de marcas da SABMiller estão a Peroni, a Miller Lite e e a Fosters.

sabmiller

À quinta abordagem, os dois principais acionistas da SABMiller – a tabaqueira norte-americana Altria e a colombiana Santo Domingo – conseguiram que o conselho de administração aprovasse o negócio e recomendasse aos acionistas a aceitação da proposta em cima da mesa. O fator que poderá ter contribuído para que a SABMiller tenha, finalmente, aceitado a proposta é o abrandamento das economias emergentes que ainda na semana passada foi sinalizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Resta saber se os reguladores irão permitir que nasça uma empresa com este poder no setor cervejeiro ou se vão exigir, no mínimo, que algumas marcas sejam vendidas. Se isso não acontecer, é previsível que a nova empresa consiga ter lucros superiores a 25 mil milhões de dólares por ano, antecipam analistas que seguem o setor. Para conseguir estes resultados, a nova empresa irá aproveitar o facto de ser líder ou vice-líder em 24 dos 30 maiores mercados mundiais para o comércio de cerveja.