288kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

11 truques de menos de 10 segundos para ser mais produtivo com o iPhone

Este artigo tem mais de 5 anos

O Observador escolheu 11 truques indicados pela revista Time para ganhar rapidez e produtividade com o seu iPhone. Nenhum deles demora mais do que 10 segundos.

Todas as sugestões deste artigo podem ser realizadas em menos de 10 segundos
i

Todas as sugestões deste artigo podem ser realizadas em menos de 10 segundos

Getty Images

Todas as sugestões deste artigo podem ser realizadas em menos de 10 segundos

Getty Images

Não temos tempo para explorar todas as funcionalidades dos nossos telemóveis – verdade seja dita. No Observador, já indicamos 11 dicas para tirar maior partido do iOS 812 coisas que pode fazer com o auricular do iPhone. Como acreditamos que ainda é possível aprender mais sobre os dispositivos da Apple, atualizamos a lista com 12 novos truques que podem facilitar a sua vida e aumentar a sua produtividade, baseado numa lista publicada pela revista Time. O que têm ELES em comum? Podem ser executados em menos de 10 segundos.

Todas as sugestões estão disponíveis para telemóveis com iOS 9, embora algumas estejam presentes em versões inferiores do sistema operativo.

1. Responda mensagens sem desbloquear o telemóvel

Os utilizadores podem responder diretamente a uma mensagem sem ter de desbloquear o telemóvel. Basta puxar para baixo a central de notificações e deslizar o dedo para a esquerda na mensagem desejada. Será exibida a opção “Responder”.

2. Responder a mensagens enquanto está a usar uma aplicação

Recebeu um SMS enquanto estava a ler o feed do Facebook ou enquanto estava a navegar na internet e quer responder sem ter de sair da aplicação? Faça como no passo anterior: puxe para baixo a central de notificações e deslize o dedo para a esquerda na mensagem desejada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3. Ver todas as imagens enviadas por um contacto

Gostava de ver todas as imagens enviadas por um contacto através de um MMS ou iMessage? Basta ir a “Mensagens”, escolher a conversa de algum contacto e, em seguida, pressionar o botão “Detalhes” no canto superior direito.

4. Enviar mensagens de áudio ou vídeo que se autodestroem em 2 minutos

É possível enviar mensagens de áudio e vídeo a partir de um iPhone que se autodestroem após dois minutos, como forma de economizar memória do telemóvel. Para isto, é necessário ir a “Configurações”, “Mensagens” e, na parte inferior das opções, há uma secção para escolher o tempo de vida de uma mensagem de áudio e vídeo.

5. Partilhe a sua localização atual com um contacto

Assim como o Whatsapp e o Facebook Messenger, o iPhone também permite enviar a localização de um utilizador através de uma mensagem – uma função útil caso não queira digitar uma morada. Para aceder a esta função, basta ir a “Mensagens”, escolher o contacto para quem quer enviar a localização, tocar no botão “Detalhes” no canto superior direito e selecionar “Enviar localização”.

6. Multitask no email

Se está a escrever um email com a aplicação “Mail” e necessita interromper a ação para ler outra mensagem, não precisa de se preocupar em ter de ir aos “Rascunhos” para resgatar o email. Basta tocar na parte superior da aplicação onde está escrito “Nova Mensagem” e arrastar o dedo até à parte inferior do ecrã. Isto vai empurrar a mensagem para a parte de baixo da aplicação, enquanto pode executar outras ações. Para retornar ao email, basta voltar a tocar em “Nova Mensagem”.

7. Controle o seu iPhone com a cabeça

Em “Configurações”, “Geral”, “Acessibilidade”, é possível definir algumas ações para serem executadas pelo iPhone a partir do movimento lateral da cabeça. Para isto, o utilizador deve seguir os seguintes passos: “Controlo de manípulos”, “Manípulos” e “Novo manípulo” e “Câmera”. Em seguida, escolher entre “Movimento esquerdo da cabeça” ou “Movimento direito da cabeça” e indicar uma ação no menu “Sistema” que será desencadeada com o novo controlo.

8. Ver todos os lugares onde esteve

O iPhone armazena um histórico de todos os lugares onde o utilizador esteve e disponibiliza-os num mapa. Para o ver pressione o ícone “Configurações” e siga para “Privacidade”, “Serviços de Localização” e “Serviços do Sistema”. Em seguida, vá até o final da lista de opções e selecione “Locais frequentes”. Mas atenção: o dispositivo apenas armazena os lugares quando o dispositivo tiver tido acesso a Wi-fi ou se estiver activa a tarifa de dados.

9. Encaminhar mensagens para outros contactos

Não é preciso copiar e colar manualmente uma mensagem (completa) de um contacto para outro – é possivel encaminhar SMS da mesma maneira que fazemos com um email. Basta tocar duas vezes na mensagem que deseja encaminhar e pressionar a opção “Mais” que aparece ao lado do texto. A mensagem será copiada para uma nova mensagem, com o campo “Para” vazio.

10. Ícones mais próximos do dedo polegar

Se estiver a usar um iPhone com apenas uma mão, é provável que não alcance todos os ícones das aplicações. Caso queira ter os ícones mais próximos da parte inferior do ecrã, basta clicar duas vezes no botão “Home”.

11. Não sabe onde encontrar alguma função? Use a barra de busca no menu Configurações

Com tantas funções mais ou menos fáceis de encontrar, é possível não identificar com rapidez no iPhone alguma ação que deseje configurar. No entanto, a partir do iOS 9 foi introduzida uma barra de busca no menu “Configurações” para ajudar a saltar diretamente para o que quer.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.