A noite, que serviu de inspiração a escritores e é presença central de tantas histórias da literatura, é o tema do novo número da Granta portuguesa. O número seis da revista literária semestral chega às livrarias na próxima semana, com vários textos inéditos.

“Na noite cabe tudo: o tangível e o imaginado, a insónia e o sono, o sonho e o pesadelo, o cansaço e o descanso, a boca que beija e a boca que morde, o isqueiro e a lâmina, o salto e o susto, a sombra e a sombra da sombra.”. Carlos Vaz Marques

Antes de pôr os olhos nas palavras — começando no editorial do diretor Carlos Vaz Marques, continuando nos textos pedidos pela revista aos autores portugueses e terminando nos que foram publicados por escritores estrangeiros na Granta de língua inglesa — é preciso parar na capa. O mergulho na noite foi desenhado para a revista por Jorge Colombo, artista português a viver nos Estados Unidos desde 1989 e autor de várias capas da prestigiada revista The New Yorker.

Capa Granta 6

Alexandre Andrade, William Boyd, Dulce Maria Cardoso, Mário Cláudio, José Riço Direitinho, Robert Macfarlane, Jay McInerney, Antonia Pellegrino, Ana Teresa Pereira, Helen Simpson e Colin Thubron são os autores que ocupam as páginas do número seis da Granta portuguesa. Voltando à imagem, há também um ensaio fotográfico do português Jordi Burch para ver.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os poetas A.M. Pires Cabral, Nuno Júdice e Matilde Campilho escrevem em prosa: o primeiro sobre a noite como tema literário, o segundo sobre um guarda-noturno curioso com os gemidos que vêm detrás de uma moita e a terceira sobre “memórias e encantamentos”, pode ler-se no editorial da revista. O texto é ilustrado pela artista Rachel Caiano:

Rachel Caiano _ Matilde Campilho

O primeiro número da edição portuguesa da revista literária Granta chegou às bancas em maio de 2013 pela Tinta da China, com a inclusão de cinco sonetos inéditos de Fernando Pessoa em destaque. Os assinantes começam agora a receber a revista, que também chega às livrarias na próxima semana, ao preço de 18 euros.