O sueco Lennart Johansson, antigo presidente da UEFA, teme que o suíço Joseph Blatter, presidente demissionário da FIFA, recorra a apoios para colocar à frente do organismo um homem da sua confiança.

“É uma tragédia a forma como tem sido dirigido o desporto mais importante do mundo. Blatter é inteligente, fará tudo para que o seu sucessor seja alguém que apoia e, para isso, vai procurar apoios na Ásia e África”, referiu Johansson ao semanário Bild.

O sueco, de 85 anos, disse também que seria favorável a uma candidatura de Michael van Praag, presidente da Federação Holandesa de Futebol que foi adversário de Blatter nas últimas eleições e que não se candidata desta vez.

Em relação a uma candidatura do sul-africano Tokyo Sexwale, antigo companheiro de cela de Nelson Mandela e que terá apoio de Franz Beckenbauer e do presidente da federação alemã, Johansson entende que pode ser um bom sinal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não conheço Tokyo Sexwale, mas se Franz Beckenbauer e Wolfgang Niersbach o apoiam é porque é boa pessoa. Tenho inteira confiança no julgamento deles”, justificou o antigo presidente da UEFA.

Lennart Johansson insistiu que a FIFA, cujas eleições estão agendadas para 26 de fevereiro, precisa de transparência e que apenas esta lhe “poderá devolver a reputação”.

O suíço Joseph Blatter e o francês Michel Platini, presidente da UEFA e candidato à presidência da FIFA, foram suspensos por 90 dias pelo comité de ética do organismo, que puniu também o também candidato Chung Mong-Joon, por seis anos.

Igualmente suspenso por 90 dias foi o secretário-geral da FIFA, Jerôme Valcke.