Um paciente suspeito de ter sido infetado pelo vírus da ébola foi esta quarta-feira internado no hospital Curry Cabral, estando a ser sujeito a exames médicos, que indicarão se a suspeita se confirma.

Contactado pelo Observador, o Diretor Geral da Saúde, Francisco George, não quis adiantar informações sobre o caso, afirmando apenas que o paciente internado esta terça no hospital Curry Cabral, que tem um centro de referenciação da doença, de género ainda desconhecido, “está a ser sujeito a exames”.

O doente terá dado entrada naquele hospital por volta das 17h30, numa ambulância do INEM, com os técnicos vestidos com os fatos de proteção brancos contra o vírus. Estava também acompanhado de inspetores de SEF, o que pode indiciar que o doente terá entrada em Portugal através do aeroporto. A chegada ao hospital aconteceu sob grande aparato, tendo o doente sido enviado para a área das doenças infecto contagiosas. Os exames que fez foram depois imediatamente enviados para o Instituto Ricardo Jorge, para serem avaliados e se fazer o despiste da doença.

Em fevereiro, tinha sido relatado um caso suspeito de ébola no Barreiro, mas os exames permitiram descobrir que se tratava afinal de um caso de malária.

Na Europa, o único caso conhecido atualmente tem  lugar no Reino Unido. A enfermeira Pauline Cafferkey encontra-se em estado crítico depois da sua situação clínica se ter deteriorado, segundo informações do Royal Free hospital, de Londres, citadas pelo jornal Guardian. A paciente tinha estado em 2014 na Serra Leoa a lutar contra a epidemia quando ficou infectada. Teve alta um mês depois, mas o seu estado agravou-se.

Em Portugal foram relatados nove casos suspeitos de infeção com o vírus do ébola – até ao momento nenhum se confirmou. Em abril, a Organização Mundial de Saúde (OMS) informava que a infeção já tinha sido contraída 26 mil pessoas, e causado a morte de quase 11 mil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR