Henry McMarthy, também conhecido como Billy The Kid ou ainda simplesmente por “o fora da lei”, viveu apenas durante 21 anos, mas foi o suficiente para que o seu nome ficasse gravado na história. No seu curto período de vidrando quase sempre de arma na mão, pronto para matar, roubar e viver uma vida de crime entre os Estados Unidos e México, conta o The Guardian.

Mas, a verdade é que não se sabe muito sobre a vida deste fora da lei. Recentemente foi feita uma nova descoberta: Billy The Kid, para além de matar e roubar, também gostava de jogar críquete. E como se soube? Através de uma fotografia que mostra Billy a jogar no Novo México em 1878. A fotografia, segundo a BBC, foi comprada por Randy e Linda Guijarro, em 2010, numa feira de objetos em segunda mão, na Califórnia, por 2 dólares. Agora pode valer 5 milhões.

A imagem mostra Billy the Kid e o seu gangue, conhecidos como os “The Regulators”, a jogar críquete num casamento em Lincoln County, no verão de 1878, de acordo com a empresa Kagin’s, que autenticou a fotografia, explica o The Huffington Post.

billy the kid

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A verdade é que os analistas ficaram inicialmente céticos quanto à autenticidade da fotografia, que os especialistas acreditam ser a segunda imagem do criminoso autenticada até hoje. A primeira foi autenticada em 2011, e avaliada em 2,3 milhões de dólares.

foto1conhecida

A primeira e única foto autenticada de Billy The Kid.

Um especialista da empresa Kagin’s, David McCarthy, conta o The Huffington Post, revelou que todos os especialistas ficaram céticos quanto à autenticidade da fotografia quando ela chegou à empresa. “Uma foto original de Billy the Kid é o santo graal da fotografia”, explicou.

“Tivemos a certeza que conseguiríamos verificar onde, quando, como e por que é que a fotografia foi tirada. Uma equipa de peritos teve de atender a cada detalhe para garantir que nada estava fora do lugar”, acrescentou.

Depois de um ano de investigações, que deram origem a um documentário que será transmitido pela National Geographic, conta a BBC, os especialistas confirmaram a autenticidade da fotografia. Segundo o The Guardian, os peritos dirigiram-se ao Novo México e desenterraram, literalmente, as sobras do edifício que aparece na fotografia. ” Encontrámos madeira antiga”, disse Jeff Aiello, o diretor do documentário que será transmitido. “Encontrámos os pilares que ainda estão lá”, acrescenta.

playing croquette

Um elemento da Associação de Críquete do Reino Unido, Liz Larsson, confirmou que a cena da foto mostra que estava a ser jogado aquele desporto. “É claramente críquete. É possível ver o aro, as bolas, o pino central. Estão todos lá. É retrato fascinante”, disse ao The Guardian.

Billy The Kid ficou conhecido pela sua vida de criminoso e fugitivo, tendo na sua lista pessoal mais de 20 mortes. As histórias sobre o norte-americano são muitas, mas a vida do deliquente foi realmente curta, tendo sido assassinado a 14 de julho de 1881.