Marcelo Rebelo de Sousa escolheu o Mercado Ferreira Borges, no Porto, como cenário do primeiro comício como candidato às eleições presidenciais de 2016, avançou esta quinta-feira o jornal Diário de Notícias. O evento vai ocorrer este sábado a partir das 17h30.

O antigo líder social-democrata anunciou a candidatura a Belém na última semana, em Celorico de Basto, onde se apresentou como um candidato ao centro e capaz de fazer “convergências alargadas” para o bem de Portugal, “tudo a pensar nos próximos cinco anos”.

“Estabilidade e governabilidade têm de estar ao serviço do bem maior que é o combate à pobreza”, afirmou o professor na ocasião.

De acordo com a sondagem da Intercampus, divulgada no início deste mês,  Marcelo iniciou a corrida presidencial com 49,3% da intenção de votos, mais de 30 pontos percentuais do que a segunda candidata, Maria de Belém, que conseguiu 17%. A ex-presidente do PS anunciou esta terça-feira a sua candidatura.

Por outro lado, Rui Rio, ex-presidente da Câmara do Porto, revelou esta quinta-feira que não será candidato à Presidência da República, após meses de especulação sobre a sua possível entrada na disputa. Rio afirmou que teria “as melhores condições” para “garantir a indispensável estabilidade e sobriedade na política nacional”, mas, sem apoio dos partidos, sai da corrida. Rui Rio aparecia com 15,1% das preferências de votos na sondagem da Intercampus.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR