Os novos contratos de crédito ao consumo aumentaram 27,3% em agosto para 389,4 milhões de euros, face ao mesmo mês do ano passado, apesar de haver um recuo se a comparação for feita com o mês de julho.

O Banco de Portugal divulgou hoje a evolução dos novos contratos de créditos aos consumidores para o mês de agosto.

Segundo os dados agregados pelo banco central, em agosto foram concedidos 389,413 milhões de euros em crédito ao consumo, mais 27,3% do que no mesmo mês do ano anterior, sendo que a contribuir para o aumento esteve sobretudo o crédito para a compra de automóveis, que avançou 46,31% para 101,094 milhões de euros. Ou seja, em agosto, cerca de um quarto do dinheiro emprestado foi destinado à compra de carro.

Já o crédito pessoal — seja para despesas de educação, saúde, eletrodomésticos ou viagens – aumentou 23,08% para 133,081 milhões de euros e os novos créditos para cartões, linhas de crédito, contas descobertas melhoraram 8,4% para 77,703 milhões de euros.

Também no acumulado desde janeiro até agosto, o total de 3,17 mil milhões de euros emprestado para a aquisição de bens e serviços de consumo significam um aumento de 22,5% face ao acumulado até ao mesmo mês de 2014.

No entanto, há que referir que apesar dos aumentos em termos homólogos foi registada uma queda nos novos empréstimos ao consumo se comparado agosto deste ano com o mês de julho, de 10,6%, para que contribuiu de forma importante o recuo no crédito automóvel de 11,7%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR