A pensar no frio que se aproxima, o El País elaborou uma lista com 9 truques para ajudar a manter a casa (ou os escritórios, vá) mais quentes sem ter de recorrer ao ar condicionado. Prepare-se para o Inverno.

  1. Arejar em (apenas) cinco minutos – Ou 300 segundos. É o suficiente para renovar o ar que circula em casa – a menos que as janelas sejam muito pequenas, nesse caso deve esperar, pelo menos, dez minutos.
  2. Fechar para vencer   Distribuir o calor é fundamental, já que evita que o frio se disperse pela casa. Fechar as portas das divisões permite preservar o calor naquelas em que nos encontramos.
  3. Abrir e fechar persianas – Quando o sol estiver a bater na casa, o importante é que todas as janelas (e portas) estejam fechadas, mas sem nada que impeça a luz de entrar, como persianas ou cortinas. Por outro lado, quando o sol se for, faça o processo inverso: feche as persianas e/ou cortinas.
  4. Fita adesiva para as janelas – Vede as janelas com fita adesiva própria para as janelas para evitar perder calor acumulado nas divisões. Isto, claro, no caso de ter brechas nas janelas e portas.
  5. Não tape nenhuma das janelas com vegetação – Assim os raios de sol podem passar e aquecer a casa. Se fizer mesmo questão, afinal as heras são decorações muito apreciadas, escolha vegetação de folha caduca (cujas folhas caem no Inverno) e assim continuará a ter luz solar no tempo mais frio.
  6. Dê atenção às cores – É que as diferentes tonalidades estão mesmo relacionadas com a temperatura: quanto mais escuro, mais calor absorve. Um estudo da Universidade Estatal de Campinas, em São Paulo, Brasil, afirma que o preto capta 98% do calor, seguido do cinza (90%) e do verde escuro (79%).
  7. Tapetes – É pelo chão que muito do calor se perde. Assim, tenha atenção aos tapetes que escolher para o Inverno. Além de aquecerem podem ainda ser isolantes e conservar a temperatura. O parqué é o chão mais indicado para manter o calor, ao contrário dos pavimentos em mármore.
  8. Um bicicleta estática em casa – O desporto ajuda à circulação e a manter o corpo quente. Como o frio é mais intenso nas pessoas que têm uma circulação sanguínea mais deficiente, a prática de exercício físico ajuda a minimizar a descida de temperatura.
  9. Uma manta – Claro. A mantinha não pode faltar: além de aconchegar, aquece e conserva a temperatura corporal. As de lã são muito aconselhadas porque geram calor devido ao isolamento térmico.Outras opções são as mantas polares, compostas de algodão e poliéster ou fibras sintéticas. As velas também ajudam a aquecer a divisão, além de criarem um ambiente mais tranquilo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR