Segundo o IPMA, o aviso vai estar em vigor entre as 09:00 e as 15:00 de sábado para aqueles quatro distritos devido à previsão de vento forte com rajadas que podem chegar aos 90 quilómetros/horas e aos 120 quilómetros/horas nas terras altas.

O aviso laranja é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas para se manterem ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) lançou hoje um aviso à população de chuva e vento forte entre sábado e segunda-feira, sobretudo no litoral, centro e sul, que poderão provocar inundações e lençóis de água.

Entre os efeitos possíveis da chuva e vento forte, a ANPC alertou para a possibilidade de cheias rápidas nas cidades, inundações por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis e inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem, danos em estruturas montadas ou suspensas, queda de ramos ou árvores, devido ao vento mais forte e piso rodoviário escorregadio com possível formação de lençóis de água.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR