A semana da Coreia do Norte foi marcada pelas festividades do 70º aniversário de domínio do Partido dos Trabalhadores no país. Os desfiles, concertos e cerimónias de honra aconteceram todas em Pyongyang, a capital, e a comunicação social estrangeira foi convidada a cobrir os eventos.

Kim Jong Un, o líder supremo da Coreia do Norte, aproveitou as atenções que se viraram para o país para sublinhar mais uma vez que está preparado para enfrentar as ameaças norte-americanas ao regime ditatorial que vigora na Coreia. De acordo com o Daily Mail, um dos blocos do espetáculo foi ocupado por um grupo de crianças que entrou em palco para actuar num teatro em que simulavam uma caça a borboletas, enquanto um monitor atrás delas passava imagens de bombardeamentos levados a cabo pelos Estados Unidos à Coreia do Norte.

As festividades foram consideradas as maiores de sempre, com desfiles onde a Coreia do Norte exibiu o seu poderio militar e algumas das armas que tem ao seu dispor. Num dos momentos em que o líder coreano discursou, Kim Jong Un adjetivou as políticas norte-americanas de “imperialistas”. “Pela linha de políticas de Songun, o Exército Popular da Coreia tornou-se na força revolucionária mais poderosa e o nosso país tornou-se num forte impenetrável e uma força militar global”, disse o líder supremo entre aplausos do público.

Para o demonstrar, o Instituto da Análise de Defesa coreano exibiu duas novas armas: um lança-rockets com 300 milímetros e um drone. Kim Jong Un voltou a mostrar a prata da casa ao levar para a festa um míssil de balística KN-08 que pode atingir territórios a 10 mil quilómetros de distância a partir do ponto de lançamento, uma arma que já tinha sido apresentada em 2012.

Pode ver imagens das celebrações na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR