A Capitania do Porto do Funchal informou hoje que prorrogou até às 18:00 horas de segunda-feira os avisos de vento e de agitação marítima forte no arquipélago da Madeira, ativados esta manhã.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adianta, por seu lado, que o amarelo para agitação marítima estende-se até às 09:59:59 horas de quarta-feira.

A Capitania dá conta que a situação geral do estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima até às 18:00 horas de segunda-feira referente ao arquipélago da Madeira é de vento de noroeste muito fresco a forte, diminuindo para fresco a muito fresco a partir do meio da manhã.

Na costa norte a ondulação será de ondas de noroeste de 2 a 3 metros aumentando para 4 a 5 metros a partir do final do dia e na costa sul ondas de oeste/sudoeste de 1,5 a 2 metros aumentando para 2 e 3 metros também a partir do final do dia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Devido a estas condições atmosféricas, a Capitania recomenda que os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo.

Segundo o IPMA, o arquipélago da Madeira está sob avisos amarelos para agitação marítima até às 09:59:59 horas de quarta-feira e para vento com rajadas da ordem dos 70 quilómetros na costa norte e de 90 quilómetros hora nas regiões montanhosas até às 11:59:59 horas de segunda-feira.

A ilha do Porto Santo também está sob avisos amarelos para agitação marítima até às 09:59:59 horas de quarta-feira e para vento até às 11:59:59 horas de segunda-feira.