Treze distritos estão sob aviso amarelo devido às fortes chuvas previstas até ao final do dia de hoje, segundo previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que lançou também alertas para a Madeira.

Cinco distritos do centro do país — Castelo Branco, Coimbra, Aveiro, Guarda e Viseu – estão sob alerta amarelo até às 21:00 de hoje devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

Leiria, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja, Portalegre, Faro e Évora também estão sob alerta amarelo, mas apenas até às 18:00 de hoje, segundo o IPMA, que prevê também chuvas fortes para estes oito distritos mais a sul do país.

A Madeira também estará sob alerta amarelo entre as 21:00 de hoje e as 10:00 de quarta-feira para a agitação marítima.

Em relação ao Porto Santo e à Costa Norte da Madeira, o IPMA alerta para a agitação marítima, com previsão de ondas de quatro a cinco metros e rajadas de vento de 70 quilómetros por hora durante a noite de hoje e madrugada de segunda-feira.

Os ventos serão ainda mais fortes nas zonas montanhosas madeirenses (90 km/hora), que estão também sob aviso amarelo entre as 21:00 de hoje e as 12:00 de segunda-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR