Para um iniciante no ritual do café, as primeiras chávenas podem ser difíceis de engolir. Solução para acabar com o sabor amargo? Um pacote de açúcar. Ou dois. Ou talvez não: a Quartz sugere que se adicione um pouco de sal. Mas antes que diga que são todos malucos, leia o que tem a dizer.

Mesmo que pertença ao grupo dos que não usam nem um grão de açúcar no café, e muito menos adoçante, talvez, mesmo assim, agradecesse que a bebida fosse um bocado menos amarga. Para isso junte sal de cozinha (cloreto de sódio) ou acetato de sódio – porque aqui o que interessa é o ião sódio – ao café em pó ou aos grãos de café antes de moer.

A Quartz cita um estudo da Nature de 1997 – antigo, é certo, mas não menos credível – em que é demonstrado que o sabor amargo é reduzido pelo sódio. O doce não é realçado pelo sal, a não ser quando o amargo é “retirado” da bebida, “destapando” o doce. Assim, aparentemente o sal, mesmo quando usado nos cozinhados, não aumenta os sabores que nos agradam, mas “esconde” os sabores menos apetecíveis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR