O governo russo apontou para uma queda do produto interno bruto (PIB) de 4,3% no terceiro trimestre, um recuo menor em relação ao do segundo trimestre.

A estimativa foi divulgada pelo vice-ministro da Economia responsável pelas previsões económicas, Alexeï Vedev, citado pelas agências russas.

A Rússia está em recessão desde o início do ano devido à queda do preço de petróleo, uma das suas principais exportações, e às sanções impostas por países ocidentais na sequência da crise ucraniana.

O PIB caiu 2,2% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior e 4,6% no segundo trimestre, segundo a agência de estatísticas Rosstat, que ainda não divulgou os dados relativos ao terceiro trimestre. O governo prevê uma contração de 3,9% em 2015.

“Segundo as nossas estimativas, a economia tocou no fundo em junho-julho”, declarou Vedev, apontando mesmo uma pequena subida do PIB em setembro face a agosto.

O presidente russo, Vladimir Putin, também afirmou na semana passada que o pior da crise já passou.

Ao contrário das autoridades russas, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial consideram que com a nova queda registada nos preços do petróleo, a recessão vai continuar em 2016.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR