O Banco Mundial (BM) reviu em baixa a previsão do preço médio do barril de petróleo para 52 dólares em 2015, quando em julho previa 57 dólares.

Num relatório sobre preços de matérias-primas, o BM indicou que esta redução reflete o abrandamento do crescimento económico mundial, o forte nível atual de ‘stocks’ e a iminente chegada ao mercado de um acréscimo de produção proveniente do Irão, após o levantamento das sanções internacionais.

Neste relatório trimestral, o BM indica que o seu índice das principais matérias-primas caiu 17% no terceiro trimestre, devido principalmente ao petróleo, mas também a outros produtos.

Os preços da energia devem ser 43% inferiores em 2015 em relação ao nível de 2014. Fora do setor da energia, a diminuição deverá ser de 14%, indica o relatório.

Segundo a previsão do BM, o Irão deve aumentar nos próximos meses a produção de 500 mil a 700 mil barris por dia para atingir um total de 3,6 milhões de barris por dia, ou seja o nível de 2011 antes do reforço das sanções. O Irão pode também começar a exportar imediatamente 40 milhões de toneladas armazenadas em petroleiros.

Para outras matérias-primas, o Banco aponta para uma diminuição de 16% no preço dos metais em 2015, de 8% nos metais preciosos e de 13% nos produtos agrícolas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR