O vereador da Proteção Civil da Câmara do Porto garantiu que os inquilinos desalojados do incêndio que deflagrou hoje num edifício da Ribeira, naquela cidade, vão ter casa, e os residentes insistem em manter-se a morar na zona.

Um incêndio deflagrou hoje pelas 11:53, num edifício de quatro andares da Rua Cimo do Muro, na Ribeira do Porto.

“Nunca ninguém ficará sem casa”, declarou à Lusa o vereador da Proteção Civil do Porto, Manuel Sampaio Pimental, acrescentando que vai falar com a Segurança Social e seguir os procedimentos normais numa situação de realojamento.

O responsável disse que não havia vítimas até ao momento em que prestava as declarações, apenas “danos materiais”.

“Não vou ficar na rua, aí não vou não! Têm de me dar uma casa na Ribeira”, exprimia Joana Monteiro, em lágrimas, depois de ver a sua casa, onde morava com a irmã e a mãe, incendiada com os pertences destruídos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também Noémia Campos, 79 anos, assegurava que a mãe de 89 anos, que morava no terceiro andar do edifício que ardeu hoje, tinha ficado sem casa e pedia à Câmara do Porto para que fosse encontrada uma solução habitacional na zona da Ribeira.

“A minha mãe não sai daqui, não vai para bairros com droga. A minha mãe nasceu aqui e fica aqui a morar”, declarava Noémia, chorosa.

Os prédios contíguos ao edifício de quatro andares que ardeu hoje na Ribeira foram evacuados por precaução, informou o vereador da Proteção Civil, acrescentando que os bombeiros estavam a proceder à limpeza de “entulho” que existia no primeiro andar do prédio e que dificultou o combate às chamas.

A causa do incêndio ainda está por apurar, mas uma das locatárias do prédio afirmou à Lusa que o incêndio poderá ter tido origem na explosão do quadro elétrico do primeiro piso do imóvel.

O combate às chamas foi complicado por causa dos edifícios serem antigos e de difícil acesso, referiu o vereador da Proteção Civil.

O alerta do incêndio foi dado as 11.53 e às 14.33 estava na “fase de rescaldo”, confirmou à Lusa fonte dos Sapadores de Bombeiros do Porto.