O embaixador de Portugal em Luanda, João da Câmara, vai visitar o ativista luso-angolano Luaty Beirão na próxima quinta-feira, às 11h00, na Clínica Girassol, noticia o Público.

Esta visita diplomática já tinha sido solicitada pela diplomacia portuguesa às autoridades angolanas. O Diário de Notícias avançou, na segunda-feira, que o ministro dos Negócios Estrangeiros Rui Machete e a embaixada de Portugal em Angola estavam a tentar uma visita bilateral a Luaty Beirão e que se mantinha em contacto com os familiares do rapper.

Em greve de fome há 31 dias, Luaty Beirão e outros 14 ativistas presos estão acusados de rebelião e tentativa de assassinato do Presidente José Eduardo dos Santos. O julgamento arranca no próximo dia 16 de novembro e prolongar-se-á por cinco sessões, até dia 20 de novembro.

Além de Beirão, também Nelson Dibango entrou em greve de fome a 9 de outubro e foi transferido para o hospital-penitenciária de São Paulo de Luanda e Albano Bingobingo iniciou greve de fome há 12 dias não tendo ainda recebido assistência médica.

Esta quarta-feira, o eurodeputado Francisco Assis escreveu uma carta à Comissão Europeia questionando Bruxelas sobre as diligências que a União Europeia “irá empreender para que sejam prestados cuidados médicos urgentes a Albano Bingobingo” e como “pretende a UE pugnar pelo integral respeito pela liberdade de expressão e reunião em Angola e pelo tratamento condigno dos presos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR