A atleta russa Yelena Isinbayeva, medalha de ouro no salto com vara em 2004 e 2008 e recordista mundial, anunciou hoje que se vai retirar no próximo ano, após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Em declarações aos jornalistas em Moscovo, Isinbayeva revelou que vai deixar de competir após os Jogos e “assumir um novo papel” no desporto.

“Se tudo correr como planeado, irei assumir um novo papel no próximo ano, mas ainda não posso revelar qual é”, afirmou a atleta de 33 anos.

No Rio de Janeiro, Yelena Isinbayeva vai tentar alcançar a sua terceira medalha de ouro, depois do sucesso em Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008. Nos Jogos Olímpicos Londres2012, a atleta russa conseguiu o bronze.

Isinbayeva já tinha anunciado a sua retirada em 2013, depois de se sagrar campeã mundial, por causa do nascimento da sua filha, mas pouco depois regressou à competição, com o objetivo de ganhar o ouro no Rio de Janeiro.

Em 2009, a russa tornou-se a primeira atleta feminina a ultrapassar a fasquia dos cinco metros no salto com vara e é detentora do recorde mundial, com a marca de 5,06. No seu currículo constam três títulos de campeã do mundo ao ar livre e quatro em pista coberta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR