O primeiro sistema de bicicletas elétricas partilhadas no continente americano tem tecnologia portuguesa e foi inaugurado no dia 14 de outubro. Ainda este outono, a empresa Bewegen promete lançar a tecnologia Bikeemotion na cidade de Lagoa, no Algarve, em parceria com a câmara municipal local.

O Bikeemotion é o resultado de um consórcio português criado em 2011, cuja ideia central é dar flexibilidade aos utilizadores de bicicletas partilhadas para que as possam deixar onde desejarem, refere o comunicado de imprensa. A tecnologia portuguesa permite a cada bicicleta comunicar com a central e fornecer informação sobre a sua localização em tempo real (via GPS). Este sistema foi integrado pela Bewegen com o objetivo de criar uma solução mais inovadora de partilha de veículos.

A primeira cidade a ter estas bicicletas foi Birmingham, no Alabama (Estados Unidos da América), onde a Bewegen e a Zyp Bikeshare (empresa de partilha de bicicletas em Birmingham) irão colocar 300 bicicletas e 30 estações até ao final de outubro, mais 100 bicicletas e 10 estações durante a próxima primavera. 

“O lançamento do Zyp marca uma intensa mudança cultural”, disse, citado em comunicado, David Flemming, diretor executivo da empresa implementadora REV. “Inauguramos a nova era do sistema de transportes em Birmingham, momento em que trabalhadores, visitantes e residentes podem explorar a cidade de uma forma mais saudável, inovadora e divertida.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR