O presidente da Autoridade da Concorrência, António Ferreira Gomes, revelou, esta quinta-feira de manhã, que está disponível para colaborar no desenho do enquadramento regulatório que integre as atividades da economia partilhada, como a Uber, e que salvaguarde os princípios da concorrência, noticia o Diário Económico.

António Ferreira Gomes alertou para a necessidade de “encontrar um enquadramento regulatório que permita concretizar os ganhos potenciais da emergência destes novos modelos de negócios”. “Precisamos de restaurar um nível de concorrência que abrace a inovação e a diferenciação de produtos, enquanto garante a segurança e a adequada proteção dos consumidores.”

Contactado pelo Observador, Florêncio de Almeida, presidente da ANTRAL (Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros) não quis comentar. “Não conheço a notícia. Tenho de analisar primeiro o contexto das declarações e na altura darei a minha opinião.”

O tema da economia partilhada estará em destaque ao longo da tarde na IV Conferência de Lisboa sobre Direito e Economia da Concorrência, contando com a presença do responsável por políticas públicas da Uber, escreve o mesmo jornal. 

(Notícia atualizada às 16h00 com declaração do presidente da ANTRAL)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR