Um grupo de empresários moçambicanos chega no final deste mês a Angola para a conclusão de negociações, iniciadas em setembro, para criação de uma empresa de canalização de gás, anunciou hoje em Luanda o embaixador de Moçambique.

Santos Álvaro, que foi recebido pelo vice-Presidente de Angola, Manuel Vicente, disse à imprensa que Moçambique tem experiência nesse domínio e pretende partilhá-la com a parte angolana.

Segundo o diplomata moçambicano, os empresários vão trabalhar concretamente para a criação de uma empresa para abastecimento de gás.

“Essa empresa está cá para trabalhar com a contraparte angolana, com as instituições do Estado, no sentido de criarmos parcerias neste domínio”, referiu.

Sobre a situação política em Moçambique, Santos Álvaro considerou estável a situação naquele país lusófono, salientando que o Governo moçambicano vai continuar a promover o diálogo com todas as forças políticas, particularmente com a Renamo, principal partido da oposição.

“Nós, os moçambicanos, temos capacidade de resolver os nossos problemas através do diálogo”, sublinhou Santos Álvaro.

Moçambique vive novos momentos de incerteza política, provocada pela recusa da Renamo em reconhecer os resultados das eleições gerais de 15 de outubro do ano passado e pela sua proposta de governar nas seis províncias onde reclama vitória, sob ameaça de tomar o poder pela força.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR