Os turistas estrangeiros que procuram Portugal vêm só por causa do sol e da praia? Não. Basta andar pelas ruas de Lisboa e Porto para perceber que o turista está cada vez mais interessado em ofertas culturais, artísticas e urbanas. Por outro lado, o campo também atrai cada vez mais entusiastas. Para dar números à sensação que se tem na rua, o site de aluguer de hotéis Trivago analisou as pesquisas feitas por espanhóis, alemães, franceses, britânicos e irlandeses durante o verão.

Analisados os dados, conclui-se que a grande maioria das pesquisas feitas pelos estrangeiros é para destinos no Algarve — Albufeira, Lagos, Faro, Portimão, Quarteira, entre outras –, mas Lisboa e Porto estão no topo das buscas. Entre os turistas espanhóis, destinos como Aveiro (5ª cidade mais pesquisada), a região Norte em geral (6ª) e Braga (7ª) recolhem alguma simpatia, o que não costuma ser comum no período estival.

No top 20 das pesquisas feitas por alemães aparecem localidades como Óbidos, Évora, Ericeira, Nazaré e Sintra, além da capital, da Invicta e do Algarve. Já nas preferências dos franceses estiveram Fátima, Peniche, Matosinhos e Esposende, por exemplo. Para britânicos e irlandeses, o Algarve parece ser insubstituível, diversificando-se as pesquisas entre Olhos de Água, Vale do Lobo, Porches, Alvor e Portimão, por exemplo. No top 20 das pesquisas dos súbditos de Sua Majestade estão 14 destinos algarvios e, entre os irlandeses, contam-se 10 locais. Isso não impede, contudo, que haja algumas surpresas. O 14º destino mais pesquisado pelos irlandeses é… Paço de Arcos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR