O grupo Volkswagen rejeitou hoje que as versões de motores a gasóleo mais modernas EA288, ainda fabricados sobre a norma de emissões Euro 5, tenham sido objeto de manipulações.

Esta informação surgiu depois de ter sido noticiado que o construtor automóvel alemão estava a rever estes motores por suspeitar que também poderiam ter sido manipulados para distorcer os resultados dos testes de emissões poluentes.

Um porta-voz do construtor automóvel alemão, citado pela Efe, disse que a empresa fez uma revisão exaustiva a esses veículos e comprovou-se que não tinham instalado qualquer software destinado a manipular emissões poluentes.

O ‘kit’ fraudulento foi descoberto pelas autoridades ambientais norte-americanas e afeta os motores a diesel EA189, que apenas existem sobre a norma de emissões Euro 5.

Os modelos equipados com a nova geração de motores EA288, com a norma Euro 6, estavam acima de qualquer suspeita, mas a empresa decidiu analisar a primeira versão ainda fabricada ao abrigo da norma Euro 5.

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De acordo com informação divulgada por vários media alemães, em cerca de três milhões de automóveis afetados pela manipulação não será suficiente apenas atualizar o programa informático, mas também modificar os motores.

No total, a Volkswagen vai chamar 8,5 milhões de automóveis na Europa para resolver o problema.

A 18 de setembro foram conhecidos publicamente os resultados de testes a emissões poluentes de viaturas equipadas com motores diesel do grupo Volkswagen, relativamente às marcas Volkswagen, Audi, Seat e Sköda, concluindo-se pela existência de viaturas equipadas com um dispositivo que permite a manipulação de informação relativa a emissões poluentes.

O grupo alemão admitiu a existência de 11 milhões de carros nestas circunstâncias, e em Portugal, de acordo com informação divulgada pela SIVA, representante das marcas Volkswagen, Audi e Sköda, estima-se que existam cerca de 94 mil viaturas afetadas, mais 23 mil da marca Seat, totalizando 117 mil veículos.