A Alemanha quer políticas comuns europeias mais ambiciosas em relação à crise dos refugiados que tem assolado o continente europeu.

Segundo noticia o The Guardian, os deputados alemães confirmaram que o Governo germânico quer a implementação de quotas obrigatórias e permanentes na União Europeia para distribuir centenas de milhares de refugiados que chegam à Europa provenientes do Médio Oriente.

Esta proposta não inclui o Reino Unido, isto porque o país optou por ficar de fora da política de asilo da União Europeia, rejeitando também qualquer sistema de partilhas de refugiados europeu. 

Esta notícia surge no seguimento das tentativas da chanceler alemã, Angela Merkel, de sensibilização dos governos da Europa de leste e central que estão contra a entrada de migrantes no seus países, tendo alguns fechado, inclusivamente, as fronteiras. 

No entanto, os apelos parecem ter-se transformado em ações. Isto depois de Merkel se ter mostrado ressentida com os Estados europeus que pedem solidariedade contra as ameaças vindas da Rússia mas, ao mesmo tempo, rejeitam o sistema de partilha acionado para responder à crise migratória. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR