Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Duplamente favorito. Na votação interna da redação do Observador, Sean Connery bateu aos pontos George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig, todos os outros atores que deram vida a James Bond. Na votação aberta aos leitores, o primeiro 007 da história do cinema também foi o favorito entre 2.748 leitores.

Sir Sean Connery fez seis filmes da saga e conseguiu ser o agente secreto do MI6 mais convincente para 42% dos leitores. Não consegue a maioria absoluta, mas está bastante distanciado do número dois da lista, Daniel Craig, que somou 24% das preferências. Sim, os 007 favoritos dos leitores são o primeiro e o último.

Em terceiro lugar surge Pierce Brosnan, o irlandês contratado para fazer quatro filmes e que na vida real foi casado com uma Bond Girl, Cassandra Harris. Conseguiu 19% dos votos, mais quatro pontos percentuais do que Roger Moore. O homem que vestiu mais vezes o fato de James Bond — Moore fez sete filmes — não foi além do quarto lugar.

votacao james bond 2015

Muito longe das preferências estão dois agentes secretos muitas vezes esquecidos na hora de contabilizar quantos atores já interpretaram o papel de James Bond no cinema. Timothy Dalton, que se estreou com “Risco Imediato” em 1987 e se reformou dois anos depois com “Licença Para Matar”, só é o melhor 007 para 1% dos leitores. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A George Lazenby nem sequer lhe valeu a cunha junto dos leitores portugueses por ter filmado na Grande Lisboa o seu único filme, “Ao Serviço De Sua Majestade”, em 1969. Os poucos votos que conseguiu não chegam sequer para sair dos 0%.