O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse hoje esperar a realização na próxima sexta-feira de um novo encontro internacional “mais alargado” sobre o conflito na Síria.

O chefe da diplomacia norte-americana falava em Viena, Áustria, onde hoje decorreu uma reunião sobre a crise síria que contou com a participação dos Estados Unidos, Rússia, Arábia Saudita e Turquia.

“O que concordamos hoje em fazer é consultar todas as partes e tentar reunir, esperemos na próxima sexta-feira, num encontro mais amplo”, que terá como propósito “explorar se existe um consenso comum suficiente para avançar com um processo político significativo”, referiu Kerry, em declarações aos jornalistas.

O objetivo da reunião quadripartida sobre a Síria na capital austríaca, a primeira a nível diplomático, foi “tentar encontrar novas ideias para sair do impasse” da guerra civil que afeta o território sírio desde março de 2011, acrescentou o representante norte-americano, reconhecendo que todos os participantes nesta reunião estão conscientes de que será um processo “difícil”.

Mesmo assim, Kerry qualificou esta primeira reunião como “construtiva”, mas sem desvendar os aspetos que foram abordados e discutidos no encontro, que decorreu num palácio vienense.

A par de John Kerry, a reunião contou com a presença dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Turquia e Arábia Saudita, Serguei Lavrov, Feridun Sinirlioglu e Adel al-Jubeir, respetivamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR