Energia

Venda da Efacec a Isabel dos Santos foi concluída

Venda de 66% da Efacec Power Solutions pelos grupos José de Mello e Têxtil Manuel Gonçalves à empresária angolana Isabel dos Santos foi concluída. Ângelo Ramalho assume presidência executiva.

Diana Quintela / Global Imagens

Autor
  • Agência Lusa

A venda de 66,1% da Efacec Power Solutions (EPS) pelos grupos José de Mello e Têxtil Manuel Gonçalves à empresária angolana Isabel dos Santos foi concluída esta sexta-feira, anunciaram em comunicados os intervenientes no negócio.

A transação foi formalizada depois da aprovação dos reguladores, com destaque para a Autoridade da Concorrência. Na sequência do negócio foi indicada uma nova administração que será liderada por Ângelo Ramalho, que era presidente da Alstom Portugal. Entram ainda Francisco Nunes e Luís Delgado.

João Bento, que liderou a Efacec quando esta era controlada pelo grupo José de Mello e Têxtil Manuel Gonçalves, assumiu entretanto a presidência executiva da Gestmin, holding do empresário Manuel Champalimaud que é acionista da REN (Redes Energéticas Nacionais) e opera no negócio dos combustíveis e GPL.

Segundo a nota de imprensa divulgada pelas empresas portuguesas, a venda de sociedade focada os negócios da energia, ambiente e transportes “representa uma solução que privilegia o futuro da Efacec e maximiza o seu valor, reforçando a continuidade, o desenvolvimento da empresa e a preservação de um centro de competência ímpar no país”.

Já a sociedade Winterfell, maioritariamente detida pela empresária angolana Isabel dos Santos, que compra a Efacec, afirmou que a participação maioritária implica “uma visão de investimento estratégico e de longo prazo que permite reforçar financeiramente a Efacec, aumentar a sua capacidade de investimento e relançar a Efacec como centro de competências português com grande capacidade de internacionalização”.

A Efacec Power Solutions agrupa as atividades centrais do grupo Efacec, que inclui a energia, com transformadores, aparelhagem, automação e mobilidade elétrica, e engenharia, registando um volume de negócios de cerca de 500 milhões de euros anuais, tem uma equipa de 2.500 colaboradores e atividade em 80 países.

Os grupos José de Mello e Têxtil Manuel Gonçalves ficarão agora como acionistas minoritários da EPS, através da sociedade MGI capital.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)