É oficial, vai mesmo acontecer: Tino de Rans é candidato à Presidência da República. O calceteiro mais famoso do país apresentou a candidatura esta sexta-feira, no Porto, e disse que já recolheu 6.500 assinaturas. Tino só tem um adversário na cabeça: Marcelo Rebelo de Sousa. E prevê que seja um combate “entre a academia e as botas de biqueira de aço, a rua e o ar condicionado”.

“Vou ser Presidente da República. Com 22 anos, o povo da minha terra quis que eu fosse presidente da junta, que pusesse Rans no mapa, não tenho dúvida nenhuma de que o país quer que o Tino seja Presidente da República”, disse aos jornalistas presentes no lançamento da corrida presidencial. De acordo com o que disse à agência Lusa, Vitorino Silva (o verdadeiro nome de Tino) já tem a estratégia “toda delineada” para chegar a Belém. A campanha vai-se focar na “plebe”:

É pela plebe que sou candidato. Em 872 anos da nossa história, a plebe foi sempre figurante. Nunca teve o papel principal. O povo está muito fino, a plebe sabe o que quer e não tenham dúvidas nenhumas de que pode haver taça, pode haver um tomba-gigantes. Há muita gente que pensa que somos uns peixinhos, mas os peixinhos, se estiverem atentos, podem comer os tubarões.”

Tino de Rans saltou para as luzes da ribalta quando fez uma acalorada intervenção num congresso do PS, quando o partido era liderado por António Guterres. Já foi presidente da Junta de Freguesia de Rans, em Penafiel, já se candidatou à presidência da câmara de Valongo e, agora, assume novo desafio político. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR