O Governo brasileiro desistiu de terminar 2015 com a meta anteriormente prevista de excedente fiscal e prevê agora um défice de 51,8 mil milhões de reais (12 mil milhões de euros), segundo a imprensa local.

O défice previsto equivale a 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, afirmou à imprensa local o relator da proposta de mudança da meta fiscal do Orçamento de 2015, o deputado Hugo Leal.

A meta atual é a de um superavit de 5,8 mil milhões de reais para o ano (1,35 mil milhões de euros).

O Governo brasileiro não se manifestou oficialmente sobre o valor do défice previsto, mas o ministro da Fazenda (Economia), Joaquim Levy, afirmou num evento que o valor será transparente, numa declaração reproduzida pela Globo News.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Contudo, o défice previsto ainda pode aumentar mais devido ao adiamento de um leilão de hidroelétricas antes programado para 26 de novembro e com o qual o Governo pretendia arrecadar 11 milhões de reais (2,56 milhões de euros), e que pode ficar apenas para o próximo ano.

O julgamento das chamadas “pedaladas fiscais”, o uso de empréstimos de bancos públicos para complementar o Orçamento, também pode aumentar o défice caso o Governo seja obrigado a pagar integralmente os atrasos ainda este ano.

Segundo a Folha de São Paulo, o défice previsto para todo o setor público, incluindo Estados e municípios, é de 48,9 mil milhões de reais (11,35 mil milhões de euros), ou 0,85% do PIB, pois estima-se que as cidades e os Estados terminem o ano com um excedente de 2,9 mil milhões de reais (672 milhões de euros).