Um jovem de 15 anos foi detido esta segunda-feira na Irlanda do Norte, por suspeitas de ter participado no ciberataque à empresa britânica de banda larga TalkTalk. Em causa pode estar o roubo de dados pessoais de quatro milhões de clientes e posterior tentativa de extorsão.

A detenção foi confirmada pela Polícia Metropolitana de Londres, que está a investigar o crime, cometido na quarta-feira. Na sexta-feira, a TalkTalk recebeu um pedido de resgate. Ainda não se sabe qual a implicação do rapaz que, de acordo com a agência Reuters, será interrogado mais tarde.

Foi o terceiro ciberataque que a TalkTalk sofreu este ano, o que a pode prejudicar face a concorrentes como a Sky ou a Virgin Media. Na segunda-feira, as ações da empresa caíram 12%. O crime está a suscitar questões sobre a regulamentação na proteção de dados no Reino Unido e o Comité Parlamentar para a Cultura, Media e Desporto já disse que vai iniciar um inquérito, para o qual os executivos da TalkTalk serão intimados a falar. 

A confirmar-se o roubo de dados a quatro milhões de clientes, este será um dos maiores cibercrimes do país. As informações desviadas podem incluir, por exemplo, detalhes de cartão de crédito e de conta bancária

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR