A Benetton celebra 50 anos de existência com uma nova campanha publicitária. Chama-se “A Collection for Us” e desta vez concentra-se na emancipação da mulher e na defesa dos direitos femininos, um dos valores com que a marca se compromete. Nos últimos anos, a Benetton trabalhou no projeto “Women Empowerment”, sobre a sustentabilidade laboral das mulheres, conta o El Confidencial.

Ao longo destes cinquenta anos, a Benetton tem lançado campanhas publicitárias marcantes, onde aborda de forma original assuntos como a escravatura, o racismo, a violência doméstica, as doenças sexualmente transmissíveis ou a pobreza. Por norma, estas campanhas não olham a limites e são baseadas em fotografias muito gráficas – por vezes incómodas – com o objetivo de garantir que aquele assunto não passa ao lado do público. E costumam apelar à igualdade de oportunidades.

Há três campanhas da Benetton particularmente virais: são “Unhate”, “Unemployer of the Year” e “HIV Positive”. A primeira mostrou imagens de vários líderes mundais a beijarem-se numa montagem. Nesta campanha figuraram Angela Merkel, Barack Obama e até o Papa Bento XVI.

A segunda campanha, Unemployer of the Year, criticava os níveis de desemprego causados pela crise e convidava as pessoas sem emprego a submeter projetos para implementação. Também “HIV Positive” foi muito comentada, por mostrar esta frase carimbada na pele de vários modelos, algumas vezes em lugares bastante íntimos.

Veja estas e outras imagens de campanhas da Benetton na fotogaleria.