Alassane Ouattara foi reeleito Presidente da Costa do Marfim, nas eleições de domingo, cujos resultados oficiais foram divulgados esta quarta-feira. Ouattara, de 73 anos, obteve 83,66% dos votos, anunciou a Comissão Eleitoral Independente. A taxa de participação foi de 54,63% pese embora os apelos ao boicote por parte de candidatos da oposição.

À frente de uma coligação que inclui o seu partido, a União dos Republicanos (RDR), e o Partido Democrático da Costa do Marfim – criado pelo “pai fundador” do país, Félix Houphouet-Boigny – Ouattara, com um bom histórico económico, figurava como o grande favorito entre os candidatos.

O principal adversário de Ouattara, Pascal Affi N’Guessan, presidente da Frente Popular Marfinense (FPI), criada pelo antigo Presidente Laurent Gbagbo, conquistou apenas 9,29% dos votos.

A realização de uma eleição pacífica e credível na Costa do Marfim, maior produtor de cacau do mundo e “peso pesado” económico da sub-região, era considerada essencial para virar a página da violência mortal que sucedeu à vitória de Ouattara em 2010.

Em 2010, a recusa de Laurent Gbagbo, que aguarda numa cela em Haia o julgamento no Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade, de aceitar o triunfo de Ouattara trouxe cinco semanas de confrontos à Costa de Marfim, que causaram 3.000 mortos.

Cerca de 34 mil militares, entre os quais 6.000 “capacetes azuis”, foram destacados para garantir a segurança em todo o país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR