“Faz o que eu digo, não faças o que eu faço,” é o ditado que parece aplicar-se a Yanis Varoufakis. O ex-ministro das Finanças gregas, que acusou vários países e credores de beneficiarem da crise grega é, por sua vez, criticado pelo semanário helénico Proto Thema por estar a rentabilizar o seu currículo de ex-governante.

“O homem que contribuiu para a catástrofe da economia grega ao obstruir as conversações com os credores internacionais e que levou o país a introduzir controlo de capitais está a ganhar rios de dinheiro”, escreveu o Proto Thema refere o Telegraph.

Varoufakis cobra 60 mil dólares (cerca de 54,4 mil euros) para discursar num país fora da Europa e 5 mil dólares (cerca de 4 mil e 500 euros) por uma comunicação num país europeu. Por uma aula numa universidade, o economista e ex-professor universitário recebe 1. 500 dólares (cerca de 1.400 euros).

Os valores foram divulgados pelo Proto Thema, que os obteve através de um email recebido da London Speaker Bureau, a agência que representa o ex-ministro. 

A agência não prestou declarações sobre os valores em causa e referiu apenas que “os conferencistas adaptam os valores pedidos à natureza do evento, à sua duração e à viagem necessária”, disse um porta-voz da empresa ao Telegraph. Para além dos valores considerados “escandalosos”, a imprensa grega refere também que Varoufakis exige viajar em classe executiva e pede alojamento e refeições incluídas. Mas os valores cobrados por Varoufakis até podem nem ser considerados muito elevados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em maio passado, Tony Blair, ex-primeiro ministro britânico, foi notícia por alegademente ter pedido cerca 330 mil libras (457 mil euros) para discursar durante 20 minutos na conferência “Eat” contra a fome no mundo, segundo o Express. George W. Bush, ex-presidente dos EUA, recebe entre 100 mil e 175 mil dólares (90 mil a 158 mil euros) por palestra, diz o POLITICO. E o casal Clinton ganhou cerca de 25 milhões de dólares (cerca de 22 milhões de euros) com discursos, entre janeiro de 2014 e maio de 2015, escreve o Washington Post. 

Em relação à conferência “Democratizar a Zona Euro” que Varoufakis deu há 10 dias na Universidade de Coimbra, ex-ministro grego nada recebeu, disse fonte do Centro de Estudos Sociais da mesma universidade à TVI.

Esta não é a primeira vez que Yanis Varoufakis é alvo de críticas. No passado foi censurado por utilizar um cachecol de uma célebre marca de luxo britânica numa das reuniões do Eurogrupo e também por ter dado uma entrevista à revista francesa Paris Match onde exibia um nível de vida muito acima da média do povo grego.