A polícia britânica apreendeu o computador portátil de um jornalista da televisão britânica BBC que tem reportado sobre jihadistas membros do Estado Islâmico nascidos no Reino Unido, recorrendo às leis antiterrorismo para o fazer, avança o jornal inglês Guardian.

O mandado judicial exige a obtenção das comunicações entre o jornalista Secunder Kermani e um homem na Síria que se identifica como membro do movimento terrorista Estado Islâmico, e que já foi entrevistado para o programa BBC Newsnight.

Um porta-voz da BBC explica que a fonte não era confidencial e confirma que o intuito da polícia era obter as comunicações entre o jornalista e o alegado membro do movimento terrorista.

A ação das forças de segurança britânicas tem sido criticada por defensores da liberdade de expressão, mas não é uma novidade. No verão de 2013, a polícia deteve David Miranda, companheiro do antigo jornalista do Guardian, quando este fazia escala no aeroporto de Heathrow, nos arredores de Londres, por alegadamente ter na sua posse dezenas de milhares de documentos confidenciais das secretas britânicas, que seriam para o uso do jornalista do Guardian.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR